Words and life

Words and life

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Turismo em Portugal


No ano passado, após a minha longa e penosa estadia em Enfield city, tive a oportunidade de inverter a situação, ou seja, de trazer ao meu mundo de origem parte do mundo em que vivi num ano. Passando a explicar, inicialmente vim cá com alguns elementos da escola onde estive (um dos quais, a pessoa que mais me importunou) e posteriormente, nas férias grandes, a visita das amigas que me foram acompanhando e com quem partilhei muitos momentos.
Essas viagens foram extremamente importantes para mim por vários motivos. Um dos quais, e o que interessa aqui, foi que serviu como forma de mostrar que o que eu dizia do meu país e do meu povo, que lá parecia presunção, cá era modéstia. Não houve uma única pessoa que não ficasse fascinado pela nossa cultura, a nossa comida, as nossas pessoas. E o mais interessante é que a visita foi só ao Norte, nada das fantásticas praias do Algarve ou do fascínio da capital. Não quero com isto desvalorizar as belezas do Sul (que eu própria gosto bastante), apenas quero realçar que com aquilo que é menos paradisíaco, estes meus visitantes ficaram fascinados. Acho que é mais do que altura de irmos viajar mas também de trazermos viajantes, de promovermos e aproveitarmos o que de tão bom temos. Por ser nosso e ser parte da nossa rotina não lhe damos o valor que merece. O valor que aqueles que não têm dão quando cá chegam.
Deixemos a nossa modéstia ficar em casa e levemos o orgulho de viver num cantinho ao sol pelo mundo fora.


Sem comentários: